sábado, 26 de março de 2011

ENSINAR FILOSOFIA - uma conversa sobre aprender a aprender.


A obra nasceu de uma conversa entre Ricardo Terra e Marcos Nobre gravada em 16 de março de 2006

Seu objetivo é tentar fazer um diagnóstico da situação atual do ensino de Filosofia no Brasil e formular propostas concretas para sua implementação especialmente no ensino médio.

Capítulo I: Traz uma breve descrição da implantação da filosofia no Brasil que ocorreu a partir da década de 1930, mostra ainda como a filosofia torna-se importante na esfera pública surgindo com o intuito de ir contra a ladainha religiosa e o bacharelismo.

A ideia de consórcio é essencial para a formação do intelectual brasileiro, assim não é estranho que um filósofo venha à esfera pública.

Capítulo 2: Ressalta a importância de se ter uma posição filosófica e abertura às críticas dos profissionais de outras áreas. A partir da década de 1990 os critérios de avaliação são deixados de lado, passa-se então a um critério único: é preciso publicar uma quantidade X, o pesquisador não é formado na ideia de que está construindo um país ao participar da construção da universidade (projeto inicial). É necessário criar um padrão específico, em vez de submeter a filosofia a um padrão internacional.

Capítulo 3: é discutido o problema do discurso filosófico atual em que o pesquisador pode simplesmente dizer-se especialista em um autor na filosofia, que o legitima academicamente, assim surge a ideia de especialismo cego, ou seja, profissionais que não conseguem pensar a articulação de seu conhecimento com o mundo que os cerca.

Capítulo 4: Trata da importância da interdisciplinaridade no ensino de filosofia. É imprescindível que o professor tenha uma formação sólida em história da filosofia e simultaneamente seja capaz de trabalhar essa história da filosofia em ação. “Filosofia que não está imersa na cultura, não serve para nada.” Marcos Nobre

Esta obra foi analisada por mim e por uma amiga, Juliana Monteiro, nós duas somos bolsistas do Pibid - Filosofia da UFSJ e esta foi uma de nossas atividades do ano passado.

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