segunda-feira, 13 de abril de 2015

Planejamento Anual de Filosofia para o Ensino Médio - 2015

Planejamento Anual 
Professor:                                                                                                                               
Disciplina: Filosofia                        Período/Turma: 2015/1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio           
nº de aulas semanais: 1                                              Total de aulas no período:

TÓPICO/HABILIDADE
(Conteúdo)

DETALHAMENTO DA HABILIDADE
(Objetivos)
ATIVIDADES
(Recursos)
AVALIAÇÃO
PERÍODO
(Bimestre)
1º ANO – Ser Humano (Cultura e Natureza); - Ser Humano (Técnica, trabalho, consumo, alienação e arte) – temas complementares; - Ser Humano (Corpo e psiquismo); Agir e Poder (Cidadania e Direitos Humanos) - Agir e Poder (Felicidade e Estética) – temas complementares.
Distinguir as noções de natureza e de cultura; - analisar os conceitos de técnica, arte, trabalho, consumo e alienação na história da filosofia e na atualidade; - relacionar os conceitos de trabalho e consumo alienado; discutir sobre alienação na atualidade; - discutir as relações entre racionalidade e desejo; - discutir a relação entre mente e cérebro; - Conhecer os direitos e deveres do cidadão; - Identificar a importância do conceito cidadania no convívio social; - Estudar os conceitos de estética, de beleza e felicidade.
Aula expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes e vídeos.
Trabalhos em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação e testes avaliativos.

1º, 2º, 3º e 4º bimestre de 2015.
2º ANO – Agir e Poder (os valores: a) ser e dever ser b) Fatos e Valores c) universalidade e relatividade dos valores d) Bem e mal; - Liberdade e determinismo; - Ser Humano (Corpo e psiquismo); - Indivíduo e comunidade: a) conflito b) lei e justiça; Agir e Poder (Felicidade e Estética) – temas complementares.
- Identificar ideias presentes entre as esferas dos fatos e dos valores; - reconhecer que o agir humano é de natureza valorativa; - compreender aspectos da diversidade cultural;- confrontar as posições universalistas e relativistas em relação aos valores; - compreender a analisar o conceito de liberdade e sua relação com o de determinismo; - compreender que a liberdade humana se exerce em meio a determinações; - discutir as relações entre racionalidade e desejo; - discutir a relação entre mente e cérebro;- delimitar as esferas do indivíduo, do social e do político; - compreender os diferentes conceitos de lei, justiça, direitos e deveres, etc; - Estudar os conceitos de estética, de beleza e felicidade.
Aula expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes, músicas e vídeos.
Trabalhos em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação e testes avaliativos.

1º 2º, 3º e 4º bimestre de 2015.
3º ANO – Conhecer (verdade e validade, indução e dedução, teoria dos conjuntos; - Tipos de conhecimento a) a emergência da filosofia b) filosofia e outros saberes); - a racionalidade cientifica; - ética e ciência; Ser Humano (Corpo e psiquismo); Agir e Poder (Cidadania e Direitos Humanos).
Estudar as noções de lógica, proposição, juízo, raciocínio, argumento a partir da distinção validade/verdade; - distinguir argumentos dedutivos de indutivos; - identificar a forma lógica e aplica-la na teoria dos conjuntos; - contextualizar o surgimento da filosofia; - caracterizar o filosofar como experiência existencial, relacionar mito e filosofia; - distinguir e relacionar filosofia, religião, ciência, arte e senso comum; - relacionar conhecimento empírico e inteligível; - discutir as relações entre racionalidade e desejo; - discutir a relação entre mente e cérebro; - Conhecer os direitos e deveres do cidadão; - Identificar a importância do conceito cidadania no convívio social;
Aula expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes, músicas e vídeos.
Trabalhos em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação e testes avaliativos.

1º, 2º, 3º e 4º bimestre de 2015.


Lembrando que este é um currículo básico que irá ser trabalhado durante o ano, mas ainda poderá ser complementado, reorganizado e adaptado a diversos projetos e conteúdos. 

 * O tópico Ser humano (Corpo e psiquismo) se repete nos três anos, por ainda não ter sido trabalhado em nenhuma das turmas.

Referências:

- CBC. Conteúdo Básico Comum. Autores: BIRCHAL, Telma; KAUARK, Patrícia; MARQUES, Marcelo. Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br>. Acesso em: 01 de outubro de 2013.

Um comentário: