sábado, 29 de março de 2014

Aulas de Filosofia: 1º ano do ensino médio (Ser Humano - Cultura e Natureza)

O que é Cultura?

Cultura é a herança que um grupo social transmite a seus membros através da aprendizagem e da própria convivência social. Cada indivíduo contribui para ampliar a cultura que recebe da sua geração. E é isso que explica o progresso e as mudanças. A cultura abrange a maneira de viver (ser, pensar e sentir) de um povo. Ela é o conjunto de habilidade humanas, ou seja, de costumes e hábitos a partir das relações sociais.





A cultura pode ser material ou não-material.

Cultura Material objetos manufaturados, os artefatos: ferramentas, prédios, móveis, meios de transportes, estradas, pontes, cadernos, etc. Todo e qualquer objeto resultante da transformação da natureza pelo homem.
Cultura Não-Material a linguagem, as idéias, as músicas, poesias, rituais, os costumes e hábitos de um povo. Ou seja, todo o ideário que permeiam as tradições de cada povo.
Exemplo: no futebol a cultura material do futebol são as traves, os uniformes, a bola, chuteiras, caneleiras, o escudo, gramado, luvas, joelheiras, apito. A cultura não-material é o hino do time, o grito da torcida, as regras de arbitragem, os jargões dos comentaristas esportivos.

Cultura como uma norma

A cultura também mostra como deve ser o padrão de comportamento do indivíduo que é uma norma - uma determinação de como o indivíduo deve agir dentro de um grupo. No entanto, o que é norma numa sociedade pode não ser na outra.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
O conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc. Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; refere-se a aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário. A indústria cultural está sempre "fabricando" modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em massa e do capitalismo.


Responda:


1. A partir das aulas e deste pequeno texto, o que é cultura e o que não é? Porque?

a)                                                                                 b)


c)                                                                                 d)

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário