sábado, 29 de março de 2014

A disciplina de Filosofia nas Propostas Curriculares de Minas Gerais e a experiência do PIBID Filosofia nas escolas de São João del-Rei

RESUMO


O presente trabalho visa identificar as características principais da Filosofia enquanto disciplina presente nas Propostas Curriculares do Estado de Minas Gerais e relacioná-las com as atividades e as experiências do PIBID Filosofia da UFSJ. O que podemos entender por "proposta curricular"? Ou por "currículo de Filosofia"? Inicialmente, procuramos esclarecer alguns conceitos fundamentais para garantir o entendimento e qualidade desta discussão, como por exemplo, o conceito de currículo, de ensino médio brasileiro e também sobre a presença da Filosofia nas escolas e nas propostas curriculares nacionais e estaduais, principalmente na Proposta Curricular de Filosofia do Estado de Minas Gerais. Para tanto, a análise da Proposta Curricular de Filosofia elaborada pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais é necessária. Em seguida busquemos relacionar e evidenciar nas metas, estudos e principalmente nas experiências vivenciadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Filosofia da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) nas escolas públicas de São João del-Rei, as principais características da disciplina de Filosofia, neste sentido, poderemos dizer em que medida a Proposta Curricular de Minas Gerais e os estudos e publicações recentes sobre as problemáticas do ensino de Filosofia no Brasil, orientam a atuação dos professores de filosofia em sala de aula.


Palavras-chave: Currículo de Filosofia, Proposta Curricular de Minas Gerais, PIBID Filosofia.

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