sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aulas de Filosofia: Avaliação - Cultura, trabalho, consumo e alienação

Avaliação de Filosofia

Nome:                                                                                                Nº                            Série:
Data: ____/____/_____                                                 Valor:                             Nota:

(Questão 1) (Questão do Enem – 2001) “Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; …” (SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985).


A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas.
(a) I está correta.
(b) II está correta.
(c) III está correta.
(d) I e II estão corretas.
(e) I e III estão corretas.

(Questão 2) Para você qual a relação entre o dinheiro e a felicidade?

(Questão 3) Qual o aspecto positivo do trabalho?

(Questão 4) Analise a imagem abaixo:


Um dos assuntos mais discutidos na atualidade é o consumismo. A partir das aulas dadas e da imagem acima, responda: Na sociedade é tido como feliz aquele que possui bens e não o que ele é de fato, como você analisa esta situação?

(Questão 5) A publicidade na era capitalista se faz importante uma vez que:
(a) Leva as pessoas a comprarem corretamente.
(b) Induz a compra demasiada do supérfluo.
(c) Garante ao consumidor qualidade do produto.
(d) É uma forma de mostrar os defeitos do produto.

(Questão 6) Quando o trabalho se torna alienado? Justifique e dê um exemplo.

(Questão 7) Qual das imagens abaixo é cultura? Explique.




(Questão 8) Qual a diferença entre consumo e consumismo?

(Questão 9) Explique com base no texto abaixo a diferença entre natureza e cultura:
(...) A natureza é tudo o que há em nós por hereditariedade biológica; a cultura é, ao contrário, tudo o que possuímos da tradição externa (...) é o conjunto dos costumes, das crenças, das instituições como a arte, o direito, a religião, as técnicas da vida material, numa palavra, todos os hábitos ou aptidões aprendidas pelo homem enquanto membro de uma sociedade. (...) Claude Lévi-Strauss

(Questão 10) Dê dois exemplos de cultura imaterial.

(Questão 11) O que é hiperconsumismo, de acordo com o texto:
“A obsessão com a saúde e a prevenção é o lado obscuro do hiperconsumismo, gerador de ansiedade quase higienista. A quantidade de informação disponível torna o consumo complicado. Na alimentação, os consumidores estão ávidos pela leitura dos rótulos: quais são os ingredientes, de onde vêm, podem causar câncer, engordar? Há 40 anos, íamos ao médico uma vez por ano, se muito. Hoje, um indivíduo faz até dez consultas por ano. O consumo de exames, para nos fazer sentir "seguros", cresce exponencialmente. Sintoma do hiperconsumismo: queremos comprar nossa saúde.” Gilles Lipovetsky (Filósofo francês)

(Questão 12) De onde vem e para onde vão os produtos que consumimos? O que podemos fazer no nosso dia a dia para evitarmos o consumo alienado?

(Questão 13) Comente de acordo com o trecho abaixo, o aspecto positivo do trabalho: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro”. Karl Marx

(Questão 14) “O trabalho dignifica o homem” X “O trabalho escraviza o homem”. Interprete essa contradição.

(Questão 15) É o celular, o tênis de marca, o carro de luxo que definem a nossa essência? Se não, o que define, então?

(Questão 16) O conceito de cultura tal qual os antropólogos e sociólogos a definem tem se tornado uma das pedras fundamentais das ciências sociais. (KROEBER, L. & KLLUCKHOHN, Clyde. A critical Review of concepts anda definitions. Nova York: Vintage Books, 1963.)
De acordo com a noção presente de cultura, assinale a definição correta deste termo entre as alternativas a seguir:
(A) A maneira de acumular o máximo de informações sobre as artes plásticas e literatura, especialmente europeia.
(B) Elementos inatos no ser humano, que o equipam para a vida em sociedade desde o nascimento.
(C) A totalidade dos padrões de comportamento, pensamento e as tradições de um determinado povo.
(D) Aquisição de maneiras civilizadas que representam a maturidade do homem.
(E) Adequação do indivíduo ao viver urbano em grandes cidades.

(Questão 17) O distingue o ser humano dos demais animais?


116 comentários:

  1. Gostei muito da atividade parabéns! Tem o gabarito?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da atividade parabéns! Tem o gabarito?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. me manda o gabarito? mirafenix@gmail.com
    principalmente o da 9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as questões por ,por me enviar o gabarito?obrigado.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Atividade excelente. Pode me mandar o gabarito? hermersoncamarao@gmai.com

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Pode me mandar o gabarito? paulanunesbr81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,pode enviar o gabarito? kamillasiani4marcos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente! Pode me mandar o gabarito? jeltrom.araujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Excelente! Pode me mandar o gabarito? jeltrom.araujo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei! Pode me dar o gabarito? cinthialevy1@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Me manda o gabarito pf

    @jeslaineribeiro100@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei, poderia mandar o gabarito ?

    mayra.inf.10@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei, poderia mandar o gabarito ?

    mayra.inf.10@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei, poderia mandar o gabarito ?

    mayra.inf.10@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Quero gabarito...Vivianolyveyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. lara.oliveiraponte@hotmail.com , por favor me mande o gabarito

    ResponderExcluir
  19. Por favor, me manda o gabarito por favor...
    suelanecoutinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito, pode me enviar o gabarito? Rayane.jus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Muito legal a Atividade Avaliativa.Por favor você pode me enviar o gabarito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Meu imail é LNGEOE2@GMAIL.COM
    Obs:o imail deve ser escrito em letras minúsculas.

    ResponderExcluir
  23. me manda o gabarito por favor? giselmal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. vc pode me mandar o gabarito? giselmal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi bom dia.
    Poderia mim mandar o gabarito?
    vinicius_vidta@outlook.com.br
    Whats. 77 998063041
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Me manda o gabarito por favor sevenodium@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TEM O GABARITO DESSA ATIVIDADE FAVOR ME MANDAR POR GENTILEZA.

      Excluir
  27. Olá, gostaria que enviasse-me o gabarito.

    tadeumirandalimaguitar@gmail.com

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  28. Gostei! poderia mim mandar o gabarito?
    jronerio80@gmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Gabarito porfavor email: eduardoneto1949@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Me manda o gabarito
    email: kahvieirao7@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Poderia me enviar o gabarito? marina.thompson.flores@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Oi poderia me enviar o gabarito. geisliavieira44@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi poderia me enviar o gabarito jrpaiva789@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo belo trabalho. Poderia enviar o gabarito? adaosiqueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. oi me manda o gabarito? liviarocha920@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. oi!! Gostei muito. vc pode me enviar o gabarito? Obrigada!
    wasteriza@bol.com.br

    ResponderExcluir
  37. oi, pode me passar o gabarito? sandra.ipb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. oi, pode me passar o gabarito? sandra.ipb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Ótima atividade!
    Pode enviar o gabarito? Email: florizelima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Pode me enviar o gabarito? aloisiocl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. adoreiiii, mais poderia mandar o gabarito?
    edislaniafalcao@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Pode me enviar o gabarito? Crislaynedantas16.10.99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Me manda o gabarito bibiane_al@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Você pode me mandar o gabarito da 11° o mais rápido possível?
    aparecida.alvezsilva007@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Oi... boa noite! Mandas por gentileza o gabarito profjoazamaral@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá vc pode me enviar o gabarito por favor! Fafa699101@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. oi gostei muito e gostaria de ter acesso aogabarito
    pricilatoscan@bol.com.br

    ResponderExcluir
  48. Muito bom, Adorei o questionário.
    llivia8266@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. por gentileza me envia o gabarito manusps18@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. por gentileza me envia o gabarito arirogerio07@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Me manda o gabarito urgente preciso mttt
    Gesuzano6589@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. gostaria do gabarito. guedesmaia@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. PARABÉN PELO SEU TRABALHO, GOSTEI MUITO E ESTOU EXATAMENTE TRABALHANDO ESTE ASSUNTO COM MEUS ALUNOS. SERÁ SE VOCÊ PODERIA ME PASSAR O GABARITO? TENHO DUVIDAS EM ALGUMAS QUESTÕES. analianega@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Ola, gostei muito, queria o gabarito, você pode me mandar?
    email: reiinsano123@gmail.com, aguardo, por favor...

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, gostei muito de sua avaliação, ela esta bem completa, estou trabalhando este assunto com meus alunos, teria como enviar o gabarito? grato.
    email: adenirandosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa Tarde, ótimo exercício, gostaria do gabarito.
    grato desde já.
    email: darlongouveia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Gostei,vc poderia me enviar o gabarito
    Naelson.l.j96@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Gostei,vc poderia me enviar o gabarito
    Naelson.l.j96@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. me manda o gabarito por favor, gostei muito das questões... grasiellyrodriguesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Excelente! Pode me mandar o gabarito? veradak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Gostaria do gabarito.
    caique.blog_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Ótimas atividades. Seria possível me fornecer o gabarito?
    gislanerd@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá, ótimo conteúdo. Podes indicar o gabarito?
    patykeppel67@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  64. gabarito por favor. cel-mar-gabi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. PARABÉNs PELO SEU TRABALHO, GOSTEI MUITO E ESTOU EXATAMENTE TRABALHANDO ESTE ASSUNTO COM MEUS ALUNOS. SERÁ SE VOCÊ PODERIA ME PASSAR O GABARITO? TENHO DUVIDAS EM ALGUMAS QUESTÕES.
    fc.filosofia@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de receber o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  67. Mande o gabarito pfv
    E-mail:moreiramatheusilva@Outlook.com

    ResponderExcluir
  68. oi ...gostaria de receber o gabarito...... malvianadfranco@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, poderia me mandar o gabarito?
    Gostei muito da atividade.
    andreiafernandespicui@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Bom dia, poderia me mandar o gabarito?
    Gostei muito da atividade.
    adnalvarpf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Bom dia poderia me mandar o gabarito?
    Atividade ótima parabéns
    jozi_pereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Me envia as respostas...

    joscarlos.secedu@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Parabéns pela atividade!!
    Pode me mandar o gabarito?
    adriviero@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Parabéns, excelente atividade.Tem como mim enviar o gabarito
    dinapsicopedagoga1@outlook.com

    ResponderExcluir
  75. Excelente atividade. Estou trabalhando pela primeira vez a disciplina e essa atividade irá completar o simulado de humanas que estou propondo aos alunos...Gratidão
    Se vc puder, envia o gabarito para meu e-mail - vancasqui@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. poderia me fornecer o gabarito Klauida.calheiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. poderia me fornecer o gabarito klaudia.calheiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. PARABENS GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO... MUITO TOP SEU TRABALHO..sandrinhasilvinha16@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Me envia o gabarito
    michelyoliveiramed@gmail.com
    Agradeço

    ResponderExcluir
  80. BOA TARDE ,GOSTEI DAS ATIVIDADES TERIA COMO ME MANDAR O GABARITO POR FAVOR?
    EMAIL:NIDA.999875530@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde! Muito boa essa atividade. Poderia me passar o gabarito? Por favor!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  82. Olá, gostaria do gabarito, poderia mandar para "papelnaotamolhado@hotmail.com", por favor, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Vc pode mim envia o gabarito, por favor "dinhamagal20@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. Me manda o gabarito pilargoncalves07@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Agora pode enviar o gabarito pra mim?

    ResponderExcluir
  86. Parabéns pelas questões!Por favor, envia o gabarito das questões.
    Email é lmoreira727@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Me envia o gabarito por favor.
    deborazinha_pinheirosouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. ATIVIDADE BEM ELABORADA. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO. professorathaiscarvalho@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Bom dia!!! Gostei da avaliação. Alguém tem o gabarito, por favor? Me envia!!! janiopsouzasouza@hotmail.com

    ResponderExcluir