quarta-feira, 20 de junho de 2012

Filme A Onda



Um filme de Alex Grasshoff lançado no ano de 1981 e agora com nova direção (Dennis Gansel) estreou em 2008.


Principais ideias

O filme intitulado A Onda, possui como plano de fundo a questão do Nazismo e suas respectivas consequências. A Onda é um movimento político-estudantil promovido por um professor de história, que leciona para o ensino médio, acerca da problemática do Nazismo. Este movimento tem início a partir da pergunta de uma de suas alunas: "Como foi possível o nazismo? Todos os alemães participaram, ou foram coniventes com esta situação?". Este questionamento desperta no professor o desejo de colocar em prática (reproduzir) nessa classe todo o percusso que o nazismo levou para se constituir como um dos mais rigorosos regimes políticos de cunho totalitário que o mundo já experienciou.

Tal regime realça por meio de suas ações o aniquilamento  da pessoa humana, destruindo sua liberdade e consequentemente, sua autonomia.

Os alunos são envolvidos pelas doutrinas da Onda, tais como: rigor, respeito total ao ideário do movimento, bem como ao seu líder, renúncia total de sua liberdade e individualidade em prol do objetivo geral.

No entanto, quando toda a trama já se encontra no limite, o professor revela através de um vídeo de Adolf Hitler que a ideologia que estavam aderindo os tinha feito deixar de lado a prática reflexiva, justamente por isso qualquer um podia se tornar nazista, para tanto, bastava abrir mão da faculdade do pensar.

Através do filme várias são as áreas que podem atuar - dialogar, entre elas destaco a filosofia, a sociologia e a história, que por meio do contexto sócio-cultural no qual o nazismo se insere, bem como as consequências históricas de sua presença na vida humana e as condições que levaram o homem a colaborar para este tipo de regime político são problemáticas bastante pertinentes e que podem despertar o interesse de todo cidadão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário