quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ser professor - Por Karoline Santos Gomes

Faz um tempo que venho desejando expor em palavras a minha experiência Inicial como professora e hoje consegui!!! 
Trabalhei todo o ano de 2014 como professora no Ensino Médio de três escolas diferentes, mas não se assustem, como a matéria que leciono consta no currículo com apenas uma aula semanal, não trabalho tanto assim! O que é uma pena, já que o salário NÃO É TÃO BOM.
Não vou falar horrores do dia a dia do professor como sempre ouço, mas também não foi só maravilhas. Em primeiro lugar, cansei muito, no início por ter que planejar e ansiar as aulas e minha prática, segundo pelas infinitas reuniões e por fim, por não perceber se minhas aulas/minha presença valeu ou não. Este último e mais importante ponto na Vida emocional de um professor foi muito discutido durante minha graduação, e quero salientar que este sentimento mais me ocorreu com os adolescentes, os meus jovens e adultos, pelo contrário, sempre diziam coisas que me surpreendiam. Por vezes, penso até que fiz meu papel bem demais! 
A vida de um professor em sala de aula, atualmente é meio mal interpretada, se eu perguntar pra qualquer um que esteja estudando uma licenciatura qualquer o motivo que inspirou a optar por tal matéria, este dirá por exemplo que ama números e contas e deseja ensinar tais conteúdos e práticas que tanto gosta para os outros, ou seja, além de levar o conhecimento básico que as escolas, o estado, o país, o mundo cobra daquele que termina uma fase escolar, o professor quer mesmo é inspirar, é mostrar ao outro um mundo diferente, um mundo novo e interessante. Mas, como conseguir pelo menos o básico se o professor muitas vezes tem que implorar pra conseguir falar, tem que lidar com alunos que definitivamente não querem estar ali, tem que se virar dar aula na porta, pois se não os estudantes fogem? Pois é, eu estudei/aprendi a transmitir conhecimentos e tais conhecimentos, não estudei/aprendi a disciplinar, a controlar, a segurar, a dizer não, a ouvir insultos gratuitos, a aguentar, a gritar, a se humilhar. De quem será esta função? Sinto muito, mas não é minha!
Não é fácil ser professor, algumas vezes já comentei que enquanto um médico examina uma pessoa por vez, eu "atendo" em torno de 45 pessoas por hora. Quarenta e cinco! 
Durante o ano, aprendi muitas coisas, tomei certas posições e sei que minha carreira está apenas no início.
Uma coisa que me disseram no meu primeiro dia que confirmei durante o ano: "Mostre aos seus alunos na sua primeira aula o que você vai ser durante o ano todo, então, seja firme desde o início." E é verdade viu, se você uma vez deixou a turma sair mais cedo, acredite será forever!

Agora não posso deixar de comentar: Tinha uma turma que eu AMAVA dar aula, tudo fluía e depois desta aula eu me achava no auge da minha inspiração e Satisfação o que me impulsionava a fazer cada vez melhor não importa em qual turma! 
E as conversas engraçadas, as trocas de informações e conhecimento são Importantíssimas para mim, quando ocorriam, não é! rs 

Obrigada pela atenção e espero ter ajudado e orientado em algum aspecto!

Futuramente pretendo postar meus planos de ensino e minhas avaliações, colocarei o título sempre nesta ordem: conteúdo - avaliação ou plano de aula.




"Antes, era uma criança querendo apenas brincar.
E agora, alguém que deseja inspirar!"
Karoline Santos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário