sábado, 26 de novembro de 2011

Educação Ambiental - alguns textos

Apenas Um Comentário...


O texto Recordando de Molly Young Brown e Joanna Macy, trata das atitudes humanas como porta de entrada para uma nova sociedade, ou seja, um mundo que vise nossa alto conservação de acordo com as necessidades da natureza, pois somos a natureza. Homem/Terra são a mesma coisa, e partindo desta idéia concreta de um Eu ecológico presente em cada ação e pensamento estaremos prontos para dar a “Grande Virada”, rumo a sustentabilidade.
Por meio de uma narrativa reflexiva e relaxante, os chamados “Exercícios de Reconexão”, entramos em contato com vivências na qual pessoas passam a resgatar memórias evolutivas, e começam a sentir, a ter lembranças de outros seres. É uma “sensação de conexão com o pulso da vida em todos os seres ao longo do tempo”.
É fácil fazer uma relação entre o texto Transpondo os abismos entre as espécies de Stanislav Grof e o de Joanna Macy, pois os dois se referem a necessidade atual que o homem tem de resgatar sua consciência de que é parte inerente da natureza e com isso, poderá rever todas as suas ações.
O texto de Stanislav é a narrativa de certos casos da chamada respiração Holotrópica. A partir dela, pessoas entraram em estados de consciência alterada, e reviveram momentos inesquecíveis da vida de seres, como por exemplo: baleias, árvores, etc. Então, estas pessoas começaram a sentir que a árvore também é um ser vivo, como o homem e por isso deve ser respeitada como tal.
Outro texto fascinante é o de Molly Young Brown e Joanna Macy, intitulado Teoria Gaia, nele as duas definem o que seria Teoria de Gaia, associando-a com a Ecologia Profunda e com a emergência de um Eu Ecológico em nossos dias.
A Grande Virada seria como uma tomada de consciência, em que cada indivíduo passa a se sentir parte da natureza, ou seja, “Sou parte da floresta tropical e me protejo. Sou a parte da floresta tropical que acabou de desfrutar do pensamento”. Esta mudança segundo as autoras é uma mudança espiritual (ecologia profunda), é uma volta a nossa natureza que se perdeu durante muito tempo e que hoje precisa retornar.
Cuidar da natureza, não significa “mero dever”, mas um cuidado necessário, a solicitação de um Eu Ecológico que flui naturalmente e ”se amplia e se aprofunda a ponto de sentir a proteção da natureza livre, concebida como a proteção de nós mesmos”.

Texto produzido em 2010 por Karoline Santos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário