quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aulas de Filosofia: Atividade para os 1º anos sobre Meio Ambiente

Um novo pacto entre sociedade e natureza


Como propôs o pensador francês Michel Serres, estamos sendo convocados a estabelecer um novo pacto, denominado de contrato natural, o qual poderíamos entender como um contrato social ampliado, desta vez incorporado a dimensão ambiental nos planos de futuro e na negociação do presente dos seres humanos. Nesse sentido, trata-se de enfrentar o desafio de encontrar os caminhos possíveis para reunir as expectativas de felicidade humana e a integridade dos bens ambientais. Um encontro que certamente implicaria aprendizado no qual estaria em jogo a humanização das relações com a natureza e a “ecologização” das relações sociais. Trata-se aqui de construir uma cultura ecológica que compreenda natureza e sociedade como dimensões intrinsecamente relacionadas e que não podem ser mais pensadas – seja nas decisões governamentais, seja nas ações da sociedade civil – de forma separada, independente ou autônoma.
A reciprocidade, o acolhimento e reconhecimento de direitos iguais na relação entre as necessidades humanas e as condições ambientais são a utopia da educação ambiental. Uma utopia possível, porque já podemos vê-la despontar aqui e ali em experiências concretas. A busca da historicidade, como horizonte de proposição das relações ambientais, também nos auxilia nessa direção. Segundo o filósofo Mauro Grun (1996, p. 112): “A dimensão ética da educação ambiental deveria ser buscada na história recalcada de nosso relacionamento com o ambiente”.
Mas temos igualmente de reconhecer ser uma utopia que ainda não congrega o conjunto da sociedade nesse novo padrão ético de educar e viver. Infelizmente, estamos deveras longe de generalização desses valores e crenças que definem as relações recíprocas com o ambiente como o fundamento para tomada de decisões nos diversos espaços sociais de manejo de conflitos e de políticas ambientais disseminados em nosso país e em todo o mundo. Outrossim é preciso compreender os conflitos que atravessam as múltiplas compreensões e práticas ambientais para poder sustentar uma ética ambiental que se afirme no embate com interesses imediatos e utilitaristas que não estão por ela regulados.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: A Formação do Sujeito ecológico. 5 ed. Cortez, 2011. (pág. 140 a 142)

Caça-palavras Filosófico
1- Qual a dimensão da educação ambiental que deveríamos buscar na história? _ _ _ _ _
2- O texto propõe um pacto entre a _ _ _ _ _ _ _ _ _ e a natureza.
3- Segundo Michel Serres como se denomina a negociação entre os seres humanos e a natureza? _ _ _ _ _    _ _ _ _ _ _ _
4- Um encontro que certamente implicaria _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
5- Para compreender que natureza e sociedade se relacionam e que é impossível se desfazer de uma sem que a outra sofra é necessário criar uma _ _ _ _ _ _ _    _ _ _ _ _ _ _ _ _
6- Atualmente tornou-se necessário estabelecer um novo _ _ _ _ _ para uma possível _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ das relações sociais.
7- Para efetivarmos o tema proposto pelo texto a _ _ _ _ _ _ _ _ ambiental deveria ser tratada por todas as disciplinas desde a educação infantil.
8- Na sociedade capitalista o que mais nos preocupa de imediato são os bens _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, neste ponto, somente nos interessamos por algo se ele nos for útil.  




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