Ficha Técnica
Um filme de Kennedy Miller
Direção: George Miller
Elenco: Nick Nolte, Susan Sarandon e Peter Ustinov
1992
Sinopse
Um casal descobre que seu único filho possui uma doença rara (ALD) e a partir desse momento eles travam uma verdadeira batalha pela vida. Apesar de todos os médicos dizerem que não há cura, eles jamais desistem de salvar seu filho, chegando a desafiar a própria ciência. Assim, é descoberto o óleo de Lorenzo, permitindo que muitas crianças vivam hoje normalmente. (História baseada em fatos reais)
Principais Ideias
Perseverança, otimismo, compaixão, companheirismo, coragem, ética
Uma ideia importante que pode discutida no filme, é de que a ciência não é um saber absoluto. Os pais de Lorenzo ousaram buscando a cura da doença do filho e sempre arriscando até contra a vontade dos médicos por meio das dietas e remédios alcançaram a tão sonhada cura.
No campo filosófico podemos trabalhar a importância do questionamento, da investigação e que nem sempre devemos encarar uma verdade como absoluta.
Nas ciências ou biologia, fica evidente a questão da bioética.
Nos perguntamos: Aqueles médicos tinham o direito de impedir que os pais de Lorenzo buscassem outras alternativas de tratamento?
A medicina, a ciência é a dona da verdade?
Também podemos questionar: A luta incansável daqueles pais pela vida de seu filho pode ser considerada certa?
Afinal o que é certo ou errado, quando uma vida está em jogo?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvanorsiqueira16 de outubro de 2012 23:42
ResponderExcluirjá tinha assistido esse filme antes,mas na verdade na época eu não sabia que ia passar por um drama parecido,quem me conhece sabe um pouco ,sei que lorenzo e sua família tiveram uma aprovação maior bem maior que a minha,mas desde o começo do filme na hora do diagnostico do medico...passou um filme real na minha cabeça parecido com quando levamos víctor para uma consulta na USP em são paulo,assistir a esse filme é todas pessoas que acham que tem um problema ver que a vida é bela e Deus dá o frio conforme o cobertor já dizia minha vò...é isso aí gente abraços a todos isso é apenas um desabafo de um pai...
Muito obrigada pelo desabafo. Fiquei muito emocionada com este filme, muito mais por ter um irmão especial. Somente quem possui uma experiência destas sabe o que é capaz de fazer para dar um pouquinho que seja de bem estar, de Felicidade, ... ao ente querido!
ResponderExcluirMais uma vez obrigada pelo depoimento e pela atenção.