Planejamento Anual
Professor:
Disciplina: Filosofia Período/Turma: 2015/1º, 2º e 3º
ano do Ensino Médio
nº
de aulas semanais: 1 Total de aulas no período:
TÓPICO/HABILIDADE
(Conteúdo)
|
DETALHAMENTO DA
HABILIDADE
(Objetivos)
|
ATIVIDADES
(Recursos)
|
AVALIAÇÃO
|
PERÍODO
(Bimestre)
|
1º ANO – Ser Humano
(Cultura e Natureza); - Ser Humano (Técnica, trabalho, consumo, alienação e
arte) – temas complementares; - Ser Humano (Corpo e psiquismo); Agir e Poder
(Cidadania e Direitos Humanos) - Agir e Poder (Felicidade e Estética) – temas
complementares.
|
Distinguir
as noções de natureza e de cultura; - analisar os conceitos de técnica, arte,
trabalho, consumo e alienação na história da filosofia e na atualidade; - relacionar
os conceitos de trabalho e consumo alienado; discutir sobre alienação na
atualidade; - discutir as relações entre racionalidade e desejo; - discutir a
relação entre mente e cérebro; - Conhecer os direitos e deveres do cidadão; -
Identificar a importância do conceito cidadania no convívio social; - Estudar
os conceitos de estética, de beleza e felicidade.
|
Aula
expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise
de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes e
vídeos.
|
Trabalhos
em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação
e testes avaliativos.
|
1º,
2º, 3º e 4º bimestre de 2015.
|
2º ANO – Agir e Poder
(os valores: a) ser e dever ser b) Fatos e Valores c) universalidade e
relatividade dos valores d) Bem e mal; - Liberdade e determinismo; - Ser
Humano (Corpo e psiquismo); - Indivíduo e comunidade: a) conflito b) lei e
justiça; Agir e Poder (Felicidade e Estética) – temas complementares.
|
-
Identificar ideias presentes entre as esferas dos fatos e dos valores; -
reconhecer que o agir humano é de natureza valorativa; - compreender aspectos
da diversidade cultural;- confrontar as posições universalistas e
relativistas em relação aos valores; - compreender a analisar o conceito de
liberdade e sua relação com o de determinismo; - compreender que a liberdade
humana se exerce em meio a determinações; - discutir as relações entre
racionalidade e desejo; - discutir a relação entre mente e cérebro;-
delimitar as esferas do indivíduo, do social e do político; - compreender os
diferentes conceitos de lei, justiça, direitos e deveres, etc; - Estudar os
conceitos de estética, de beleza e felicidade.
|
Aula
expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise
de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes,
músicas e vídeos.
|
Trabalhos
em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação
e testes avaliativos.
|
1º
2º, 3º e 4º bimestre de 2015.
|
3º ANO – Conhecer
(verdade e validade, indução e dedução, teoria dos conjuntos; - Tipos de
conhecimento a) a emergência da filosofia b) filosofia e outros saberes); - a
racionalidade cientifica; - ética e ciência; Ser Humano (Corpo e psiquismo);
Agir e Poder (Cidadania e Direitos Humanos).
|
Estudar
as noções de lógica, proposição, juízo, raciocínio, argumento a partir da
distinção validade/verdade; - distinguir argumentos dedutivos de indutivos; -
identificar a forma lógica e aplica-la na teoria dos conjuntos; -
contextualizar o surgimento da filosofia; - caracterizar o filosofar como
experiência existencial, relacionar mito e filosofia; - distinguir e
relacionar filosofia, religião, ciência, arte e senso comum; - relacionar
conhecimento empírico e inteligível; - discutir as relações entre
racionalidade e desejo; - discutir a relação entre mente e cérebro; -
Conhecer os direitos e deveres do cidadão; - Identificar a importância do
conceito cidadania no convívio social;
|
Aula
expositiva, diálogos sobre o conteúdo, atividades em grupo, leitura e analise
de textos filosóficos e de diferentes estruturas, exibições de filmes,
músicas e vídeos.
|
Trabalhos
em sala de aula (em grupo ou individual), exercícios no caderno, participação
e testes avaliativos.
|
1º,
2º, 3º e 4º bimestre de 2015.
|
- CBC. Conteúdo Básico Comum. Autores: BIRCHAL, Telma; KAUARK, Patrícia; MARQUES, Marcelo. Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Educação. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br>. Acesso em: 01 de outubro de 2013.
As palavias repetem demais na mesma coluna.
ResponderExcluir