sábado, 24 de setembro de 2011

Filme "O óleo de Lorenzo" | Cine Penso



Ficha Técnica
Um filme de Kennedy Miller
Direção: George Miller
Elenco: Nick Nolte, Susan Sarandon e Peter Ustinov
1992

Sinopse
Um casal descobre que seu único filho possui uma doença rara (ALD) e a partir desse momento eles travam uma verdadeira batalha pela vida. Apesar de todos os médicos dizerem que não há cura, eles jamais desistem de salvar seu filho, chegando a desafiar a própria ciência. Assim, é descoberto o óleo de Lorenzo, permitindo que muitas crianças vivam hoje normalmente. (História baseada em fatos reais)

Principais Ideias
Perseverança, otimismo, compaixão, companheirismo, coragem, ética
Uma ideia importante que pode discutida no filme, é de que a ciência não é um saber absoluto. Os pais de Lorenzo ousaram buscando a cura da doença do filho e sempre arriscando até contra a vontade dos médicos por meio das dietas e remédios  alcançaram a tão sonhada cura.

No campo filosófico podemos trabalhar a importância do questionamento, da investigação e que nem sempre devemos encarar uma verdade como absoluta.
Nas ciências ou biologia, fica evidente a questão da bioética.

Nos perguntamos: Aqueles médicos tinham o direito de impedir que os pais de Lorenzo buscassem outras alternativas de tratamento?
A medicina, a ciência é a dona da verdade?
Também podemos questionar: A luta incansável daqueles pais pela vida de seu filho pode ser considerada certa?
Afinal o que é certo ou errado, quando uma vida está em jogo?

Cine Penso


Ao mestre, com carinho
Sinopse
Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste clássico que refletia alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier, no papel que o imortalizou como Mark Thackeray, é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres no bairro operário de East End. A classe liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.

Fonte:  http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4092 acesso em 24/09/2011

Indicação para o uso didático
Um ótimo filme, sem dúvidas ele é capaz de gerar discussões sobre a relação professor e aluno, tema muito debatido em nossos dias por especialistas, professores e alunos graduandos de licenciatura! Também destaco a ênfase que é dada ao se mostrar o ambiente escolar e suas precariedades e principalmente as muitas diferenças culturais, sociais, etc que o professor se depara ao entrar em uma sala de aula. Há outros temas que podem ser abordados, por exemplo: comportamento social, respeito a si e ao outro, persistência na busca do objetivo, responsabilidade, amizade, dentre outros.

INDICADO




domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto Interdisciplinar: Cine Reflexivo - PIBID Filosofia UFSJ

Cine Penso



Sinopse

São Paulo. 22 milhões de habitantes. 200 quilômetros de engarrafamentos. 300 mil motoboys. No coração da cidade em transe, quatro irmãos tentam se reinventar. Reginaldo - o mais novo e único negro na família - procura seu pai obsessivamente; Dario sonha com uma carreira de jogador de futebol, mas, aos dezoito anos, se vê cada vez mais distante dela; Dinho se refugia na religião e o mais velho, Dênis, pai involuntário de um menino, tem dificuldade em se manter. Sua mãe, Cleuza, empregada doméstica que criou sozinha os quatro filhos, está grávida novamente de mais um pai desconhecido. O futebol e as transformações religiosas pelas quais passa o Brasil, o exército de reserva de trabalhadores que alimenta a cidade, a questão da identidade e da ausência do pai estão no coração da história de “Linha de Passe”.

Fonte:

Comentário 

O filme Linha de Passe gerou vários questionamentos, entre eles ressaltarei a questão da coletividade, da existência e da questão das personagens estarem na  “linha de passe”em todas as principais cenas.
No que se refere a coletividade, começarei pelo início, quando Dario, que sonha em ser um jogador de futebol, participa de testes onde é cobrado o tempo todo a passar a bola e deixar de ser “fominha”, ali inicia-se o confroto. Senso de equipe, trabalhar em grupo, saber conviver com o outro, lições importantes, bem sei, e aí, entra a questão da existência, como as personagens lutam para continuar nos trilhos, no caminho da moral e até o mais sonhador e ainda sem tamanhas responsabilidades era Reginaldo, mesmo assim ele já sentia as dores de se viver em uma sociedade desigual.
Todo o filme gira em torno de tensões, todos se encontram no centro, na “linha de passe”, e a qualquer momento tudo pode acontecer. Assim também é a vida, um dia estou no alto da roda e de repente por baixo estou, lutando pra fazer girar novamnete a roda da vida.